sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Bromidrose (Chulé)

Olá pessoal!!

Espero que todos tenham passado um ótimo Natal e transição para este Novo ano... E agora depois das festas os afazeres diários voltam com força total e os cuidados com a saúde também, principalmente por conta deste verão caloroso que nos contagia. E nesta época do ano, por conta da sudorese excessiva, nos vemos acometido por um mal que além de nos incomodar, muita vezes nos causa vergonha, passando a impressão de falta de higiene e muitas vezes não é nada disso:

  • É a bromidrose, definida como o suor com odor desagradável, que pode ocorrer em locais como os pés. Apresenta como etiologia a presença das bactérias ou fungos nessas regiões, que agem sobre o suor quando encontram-se em um ambiente propício (quente, úmido e escuro), levando ao mau cheiro característico.

O sinal clínico apresentado é o odor fétido nessa região, recebendo o nome popular de chulé. O mau cheiro ainda, pode vir acompanhado de maceração (aspecto esbranquiçado da pele) ou descamação da pele.
O chulé é comum em adolescentes, que costumam usar tênis com muita frequência, e em profissionais que tem a necessidade de utilizar sapatos fechados diariamente sem trocar de calçado.
Para evitar o aparecimento da bromidrose recomenda-se:
  • Manter uma adequada higiene, dando preferência para sabonetes antissépticos;
  • Secar bem a pele após o banho, especialmente nos vãos dos dedos;
  • Trocar as meias diariamente;
  • Dar preferência para calçados abertos;
  • Manter os calçados sempre limpos e secos;
  • Evitar deixar a pele úmida por muito tempo;
  • Intercalar o uso dos sapatos, deixando-os respirar por pelo menos dois dias.
O tratamento objetiva reduzir a população de microrganismos nos locais afetados, controlando assim, sua atuação sobre o suor.
Produtos como talco, sprays ou cremes que contêm antibióticos em suas formulações podem ser utilizados, bem como outras substâncias que dificultem ou impeçam o crescimento de microrganismos. Nos casos de excesso de sudorese (hiperidrose), pode ser feita a associação com produtos anti-transpirantes. O médico dermatologista é quem deve indicar o produto mais adequado para cada caso.

É isso aí pessoal, qualquer dúvida entrem em contato!!

Um ótimo ano para todos nós, com muita saúde!! E cuidem de seus alicerces!!

E eu vou me embora de com !!






Nenhum comentário:

Postar um comentário